Foto: Beto Albert (Diário)
A revitalização da Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria, será entregue nesta sexta-feira (5), com programação das 9h30min às 14h. Conforme a prefeitura, o trabalho está na etapa final com a realização de serviços de limpeza e de paisagismo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Por conta do excesso de chuvas no mês de maio e junho, o prazo de conclusão inicial da obra precisou ser adiado. Nos últimos meses, as frentes de trabalho colocaram a pedra portuguesa e o granito preto São Gabriel, além de acabamentos finais na restauração do coreto e do chafariz. O trecho em frente a Casa de Cultura e o Banrisul receberá intervenção na sequência, pois faz parte da obra de revitalização da Casa de Cultura.
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho de 2023 com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A obra é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Os estudos para a elaboração do projeto foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
A revitalização da Praça também se soma a outros espaços públicos de Santa Maria que, recentemente, receberam intervenções e melhorias. No último final de semana, duas entregas importantes ocorreram no Parque Itaimbé, no domingo (30), a Concha Acústica que foi totalmente reformada, e no sábado (29), das quatro quadras poliesportivas. Em outubro de 2013, foi a vez da entrega do novo Calçadão Salvador Isaia. Todos esses espaços fazem parte do Distrito Criativo Centro-Gare.
Para celebrar o novo espaço revitalizado, na programação especial terá shows musicais, espaço Cris Recreações para as crianças, Mágico Walkir, Banda do Maneco, Bateraço e espaço instagramável com plataforma giratória e uma atração surpresa.
Programe-se:
- O que: Entrega da Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria
- Quando: Sexta-feira (5), das 9h30min às 14h
- Atrações gratuitas: shows musicais, espaço Cris Recreações para as crianças, Mágico Walkir, Banda do Maneco, Bateraço, espaço instagramável com plataforma giratória e uma atração surpresa
Sobre a Praça
A Praça Saldanha Marinho passou a ter esse nome em 12 de janeiro de 1883, tendo sua inauguração oficial em janeiro de 1907, em homenagem a Joaquim Saldanha Marinho Filho. Antes de 1883, o espaço era conhecido como Praça da Igreja da Conceição da Matriz. A fonte desta informação consta no acervo digital do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.
Dois dos principais pontos da Praça Saldanha Marinho foram inaugurados em 23 de julho de 1935, o coreto e o chafariz. Eles surgiram a partir de uma remodelação da praça proposta pelo então prefeito de Santa Maria, João Antônio Edler, tendo como responsável pela obra o engenheiro alemão Richard Ziemeck Klaue. Apesar das construções do chafariz e do coreto já estarem prontas desde o ano de 1933, a inauguração precisou ser adiada para aguardar a conclusão do calçamento do espaço, o que aconteceu somente dois anos depois.
O chafariz e o coreto estão associados ao imaginário de diversos santa-marienses e são um dos principais cartões postais da cidade. Devido às suas relevâncias para a identidade da cidade, o coreto e o chafariz receberam o título de patrimônio histórico e cultural de Santa Maria, e ambos fazem parte deste projeto de revitalização sendo tombados em 2002.
Leia também
- Correios anunciam concurso com 3,2 mil vagas
- Frutas, verduras e produtos coloniais: veja a agenda de feiras desta semana em Santa Maria